Dia das pessoas indígenas



O dia 19 de abril foi escolhido como data para se comemorar a cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940.O objetivo deste congresso era de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos. No Brasil, esta data foi oficializada através do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, com assinatura do então presidente Getúlio Vargas.


Desde então, conhecido como o Dia do Índio, ainda assim, optamos em trabalhar com o nome Dia das pessoas indígenas, por entendermos e respeitarmos as diversidades e pluralidades dessas populações e buscarmos abarcar todas elas.


A ação contou com a montagem de um grande mural no pátio do colégio pelo Coletivo ERER+. Durante o dia de trabalho, muitas conversas e reflexões sobre a questão indígena no Brasil. Além disso, diversos e diversas estudantes passavam para acompanhar os processos do nosso trabalho, o que suscitava questões, curiosidades e afins.


O mural é uma grande colagem de imagens que se relacionam com as populações indígenas, sobrepostas por frases e palavras que buscam provocar quem vê. Cobrindo a colagem há um grande alvo vermelho, simbolizando a situação de violência que as populações indígenas sofrem desde o processo de colonização. Resistência e visibilidade são as duas que fecham a composição do trabalho. A reflexão é de responsabilidade de quem observa e vê.




Fotos: Rafael Pereira, Beatriz Silva, Eduarda Arruda, Matheus Silva e Prof. T.















































Postagens mais visitadas deste blog

Apresentando o plano de ação do ERER+ para alunas e alunos

O grupo de artes segue a trabalhar

Nós no Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo