PLANO DE AÇÃO - 2019


E. E. Dr. Américo Marco Antonio
ERER+
Educação para as relações étnico-raciais e outros marcadores sociais das diferenças

Projeto e interlocução
Prof. T.

Ano
2019

Plano de ação


O que?

Desenvolveremos ao longo do ano:

1) Manutenção do Coletivo ERER+, com a recepção e acolhimento de novas pessoas;

2) Criação de um canal em nosso blog disponibilizando materiais de apoio para que o corpo docente da UE trabalhe com as questões do ERER+;

3) Construção da I Semana Atravessamentos ERER+;

4) Diálogo ativo para construção de atividades que surjam para atender demandas específicas, reconhecendo o caráter vivo e dinâmico da escola que estamos e do mundo em que vivemos;


Por que?

Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)


“As pessoas perguntam pra mim: ‘Vem cá, quando você volta a trabalhar?’ É como se eu tivesse sem fazer nada esse tempo todo, né? Mas você cuidar dos filhos, você dedicar um tempo considerável da sua vida pra cuidar dos seus filhos é considerado nada. Cuidar dos seus filhos significa que você tá cuidando de pessoas, que vão ser futuros cidadãos, que o sujeito vai votar, o sujeito vai botar fogo no índio ou não vai botar fogo no índio. Você tá simplesmente trazendo gente… Você tá formando a humanidade, cara! E isso é nada! É absolutamente nada pra sociedade, entendeu?”
O Começo da Vida (Brasil, 2016)


Sabemos que ainda hoje as diferenças sociais desembocam em desigualdades sociais e segregações espaciais, isto é, em violências. É urgente que tenhamos uma educação para construção de um mundo acessível para todos os corpos, todas as subjetividades e todas as pessoas. Um trabalho que precisa se iniciar na base envolvendo toda comunidade escolar: família, estudantes, profissionais da educação, gestão e toda equipe de apoio que faz a escola funcionar. Para isto é preciso repensarmos criticamente a escola, a educação, o nosso papel dentro desse espaço e as relações que se atravessam dentro desse contexto. A escola pública precisa assumir abertamente e firmar compromisso direto contra toda e qualquer forma de discriminação fazendo jus a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis, resoluções e diretrizes nacionais da educação. Dentro da escola não pode mais haver espaço para o racismo, xenofobia, sexismo, machismo, LGBTQfobias, gordofobia, capacitismo e nenhuma forma de discriminação. A escola não pode mais ocupar o lugar da omissão e da indiferença diante dessas violências tantas. Não mais e nunca mais!


Quem?
As pessoas envolvidas com o presente plano de ação:
Profissionais da educação
Gestão
Famílias
Estudantes
Funcionárias e funcionários


Onde?
O projeto se realizará nas dependências da E. E. Dr. Américo Marco Antonio e, ainda, conta com propostas de visitas guiadas em instituições externas.


Quando?
O presente plano de ação tem como meta acontecer entre Março e Dezembro de 2019.


Como?
As metodologias envolvidas com o presente plano de ação:

COMUNICAÇÃO
- Apresentação do ERER+ e do presente plano de ação para profissionais da educação, equipe gestora e demais funcionárias e funcionários. É de extrema importância que todas as pessoas que fazem parte do cotidiano da escola tenham tal conhecimento. Essa ação ocorrerá em pequenas reuniões coletivas.;
- Apresentação do ERER+ e do presente plano de ação para todas as alunas, alunos e alunes. Essa ação ocorrerá com rápidas visitas nas classes, onde informações gerais serão passadas. Será deixado o endereço eletrônico de nossas redes sociais onde será possível obter mais informações;
- Apresentação do ERER+ e do presente plano de ação para as famílias. Essa ação ocorrerá durante as reuniões de mães, pais e responsáveis. 
- Palestra: Por uma escola plural, para um mundo melhor para todas as pessoas.
Palestra aberta para toda a comunidade escolar, onde será apresentada com mais detalhes todo o programa do ERER+ e do presente plano de ação. Reforçando o compromisso da escola na luta contra as desigualdades e múltiplas violências oriundas dos diferentes marcadores sociais. Será possível tecer um diálogo próximo e inclusive através dessa ação convocar pessoas aliadas da causa.

PRÁTICA
- Coletivo ERER+:
Criado em 2018 na E. E. Dr. Américo Marco Antonio, faremos a manutenção para que novas pessoas adentrem ao coletivo. Manutenção para que o trabalho seja sempre repensado. 

- Cine ERER+:
Trimestralmente fazer a exibição de um filme escolhido que dialogue com as questões do ERER+, aberto para a comunidade escolar. Em algumas sessões podemos contar com debates e diálogos ao fim do filme. Inicialmente uma única sessão por mês, podendo ser repensado e adaptado de acordo com a procura.

- Mural desconstrução:
Mural temático. A cada mês será escolhido um tema central, onde o mural irá carregar cartazes e informações gerais. No primeiro mês as informações serão sobre o próprio ERER+ e o presente plano de ação.

- Censo Identidades
Produzir na escola, durante o primeiro semestre, uma pesquisa onde serão levantadas informações de como as pessoas se identificam em relação a raça/cor/etnia, gênero e sexualidade. Através desse material poderão ser criadas ações pontuais para atender as especificidades que surjam.

- Material promocional
Em diálogo com o Censo Identidades, serão produzidos materiais audiovisuais – onde teremos as alunas, alunes e alunos como protagonistas – para ilustrar os cartazes, o mural e demais ações que ocorram.

- Materiais paradidáticos e transdisciplinares
Canal de diálogo com as e os profissionais da educação da unidade escolar, buscando facilitar o intercâmbio de materiais para auxiliar nas aulas. Pensando aqui que todas as disciplinas precisarão ser atravessadas pelas questões do ERER+.

- I SEMANA ATRAVESSAMENTOS ERER+
Convidar profissionais e pessoas envolvidas com as questões que rondam o ERER+ para visitarem a nossa unidade escolar para uma palestra, mesa redonda ou debate. Será aberto para que pessoas do coletivo apresentem seus trabalhos.

- Além do muro das escolas.
Continuar levando o Coletivo ERER+ para atividades externas.

- Fora da caixinha
Uma caixa de sugestões, críticas, elogios e denuncias será disponibilizada para a comunidade escolar. As mensagens poderão ser deixadas com assinatura ou de modo anônimo. As mensagens identificadas deverão conter:
Nome completo, série e e-mail. Assim poderemos responder devidamente as demandas.

Avaliação?
A avaliação será composta por uma análise da aplicabilidade do plano de ação ao longo de 2019. Todas as ações serão registradas com fotos e, quando possível, vídeo. Em conjunto será feita uma consulta pública da comunidade escolar para termos acesso aos erros, acertos e no que podemos melhorar. A intenção é essa, trabalhar para todo dia melhorar um pouco mais. E outro pouco ainda.

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