1ª REUNIÃO DO COLETIVO ERER+




O Coletivo ERER+ tem crescido e com isso foi necessária a realização de uma nova reunião afim de acolher as novas pessoas.  


Sendo importante repetir que dentro do Plano de Ação (2018) do ERER+, estava a formação do Coletivo ERER+. O grupo irá trabalhar na Unidade Escolar para que as propostas sejam colocadas em prática. CLIQUE AQUI para conhecer algumas das nossas propostas.

Assim, no dia 12 de Abril de 2018 aconteceu a 1ª reunião do Coletivo ERER+ para acolhimento das novas pessoas, na realidade, foram duas novas reuniões, considerando a grande adesão das alunas e alunos o encontro precisou ser dividido novamente. O que está longe de ser ruim, muito pelo contrário. Desde que começamos a comunicação sobre o ERER+ na UE, todo dia uma nova pessoa se aproxima querendo colaborar de alguma forma.

A reunião da manhã contou com a presença de 15 estudantes e a da tarde com 19 e teve a mediação de Prof. T.. Importante dizer que embora tenha sido uma atividade multisseriada, não houve nenhum tipo de prejuízo, só reforçou o olhar para as diferenças, inclusive etárias. Importante dizer que tivemos a presença de um estagiário, acompanhando as atividades da parte da tarde.

O encontro teve em sua programação:
- Apresentação do ERER+, reforçando os objetivos do trabalho contra a discriminação e no combate contra as desigualdades;
- Apresentação das pessoas que formam o coletivo. Foi a primeira vez que tivemos a chance de sentarmos juntos e nos conhecermos.
- Dinâmica 1 - Etiqueta: Cada estudante escrevia em uma etiqueta como prefere ser tratada, tratade ou tratado. Reforçando a importância de respeitarmos as diferentes identidades de gênero, dentro e fora da escola. 
- Atividade 1 - Cada estudante recebia uma folha sulfite e contaria ali em palavras como estava a se sentir em relação ao encontro. 
- Dinâmica 2 - Corrida dos Privilégios: Trabalha-se na prática a falácia de que somos todos iguais. O grupo se inicia em uma única fila de mãos dadas. Perguntas são feitas e de acordo com as respostas era possível andar para frente ou para trás. Ao fim, surge a questão: se somos todas, todes e todos iguais, por quê não chegamos ao fim da corrida de mãos dadas? Analisamos quem ficou para trás e quem ficou para frente. A reflexão fica por conta de cada estudante.
- Apresentação do Plano de Ação (2018). Discussões acerca da violência no espaço escolar (e além dele) e foi deixada a questão: de que lado da história eu quero estar?
- Atividade 2 - Cada estudante recebe de volta a folha que escreveu quando chegou. Dessa vez, é preciso dizer como estão saindo do encontro.
- Finalização

Assim como na reunião anterior, obtivemos 100% de comentários positivos acerca do encontro e do ERER+. Avante!


Fotos: Eduarda Arruda 






























Fotos:

Fotos: Eduarda Arruda | Enzo Gomes




















Postagens mais visitadas deste blog

Apresentando o plano de ação do ERER+ para alunas e alunos

O grupo de artes segue a trabalhar

Nós no Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo