Ciclo de diálogos: A influência dos padrões estéticos na adolescência

No dia 13 de Setembro demos início ao ciclo de diálogos sobre a influência dos padrões estéticos na adolescência com mediação das estudantes de psicologia Larissa Gomes, Kátia Rodrigues e Annyele Oliveira da Universidade Nove de Julho. Ao todo foram quatro encontros de diálogos, reflexões e acolhimento. A atividade foi parte do trabalho de conclusão de curso (TCC) das estudantes. 


O objetivo deste projeto é compreender os sofrimentos e angústias dos adolescentes,
frente as influências que os padrões estéticos, impostos pela sociedade, exercem. Traçar
um ambiente de escuta acolhedora através da terapia comunitária, a fim de minimizar a
angústia decorrida dessa influência e conscientizar sobre ações preventivas.


No primeiro encontro foi o momento de apresentações. Apresentar sobre o que seria o projeto e também momento para que cada participante falasse sobre si. 









O segundo encontro, realizado em 20 de Setembro, entramos nas reflexões sobre distintas pressões estéticas e os seus efeitos em nossas vidas. Foi momento de mostrar feridas, falar sobre dores e curas, mas principalmente, tratar o desejo de construir contextos possíveis e melhores de vida. Para conversas difíceis, nada como finalizar o encontro com abraços coletivos e cantorias. Como canta lindamente Caetano: um abraçaço!











O terceiro e penúltimo encontro foi realizado no dia 27 de Setembro. Aqui, aproveitamos para aprofundar temas que surgiram no encontro anterior e com isso ampliar as reflexões todas que estavam acontecendo. 







No dia 25 de Outubro realizamos o último encontro do ciclo. O fechamento se deu entre leitura de poesia, reflexões e atravessamentos dos elogios. Terminamos esses trabalhos com o desejo de que espaços assim sejam mais frequentes. O diálogo coletivo é poderoso e vai se realizando de diferentes formas, em distintos tempos e profundidades para cada pessoa. Os primeiros passos foram dados.















Nosso enorme agradecimento para todas as pessoas que passaram durante os encontros e um agradecimento especial para as estudantes de psicologia por terem compartilhado o projeto conosco. 

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentando o plano de ação do ERER+ para alunas e alunos

O grupo de artes segue a trabalhar

Nós no Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo