Coletivo ERER+ participa de roda de conversa sobre etnia e raça no CCA



"Nas aulas, aprendi o que estava nos livros. Não tinha nada de bom que a gente [os negros] fazia. Você não se via nas páginas escolares como negro. Você estudava a história dos Estados Unidos – às vezes a gente até tinha que decorar palavras em inglês --, estudava sobre a Europa, mas nada sobre a África. Tudo o que diziam era que a gente veio de lá escravizado para trabalhar no Brasil. Eu passava mal. Ficava revoltada quando falavam da escravidão porque as pessoas começavam a olhar para mim porque eu era a única negra."
Diva Guimarães, professora aposentada

Hoje o Coletivo ERER+ participou da roda de conversa A comunidade escolar e as questões étnico-raciais no CCA - De olho no Futuro no Jardim Santa Maria em Osasco. A atividade contou com a participação da socióloga Ana Carolina que apresentou questões que estiveram presentes em sua pesquisa de mestrado, como a análise de desenhos de crianças de uma EMEI da cidade de São Paulo e como se dava as representações étnico-raciais feitas por elas. 

As conversas giraram em torno de se entender os desafios e enfrentamentos do racismo institucional e estrutural através de uma educação anti-racista e inclusiva. Ainda, os diálogos foram atravessados por questões de gênero, diversidade sexual, religiosa e cultural, com a intenção de se construir uma escola acessível para todas as pessoas. 

Estudantes do Coletivo ERER+ contaram sobre suas experiências enquanto protagonistas e a importância de se construir trabalhos que atuem efetiva e diretamente no combate ao racismo, bullying e discriminações diversas. 

O encontrou contou ainda com a participação da PCNP Carolina Oliveira, responsável pela coordenação do ERER na Diretoria de Osasco, estudantes locais, familiares e membros do CCA

Foi a nossa primeira atividade externa enquanto coletivo e, sem dúvida alguma, de uma importância que não se mede. Agradecemos por toda abertura e apoio da gestão da unidade escolar Dr. Américo Marco Antonio para que tudo se realizasse da melhor forma possível. São muitas pessoas trabalhando juntas e é sempre bom destacar isso e agradecer. Hoje demos um passo gigante em nossa formação enquanto gente, enquanto cidadãos críticos e que se propuseram a trabalhar na construção de um mundo melhor do que temos hoje. A gente segue, sem parar, o futuro é agora.  

Fotos: Prof. T. e Enzo Gomes. 




















Postagens mais visitadas deste blog

Palestra: Projeto Policromias Barulhentas

Apresentando o plano de ação do ERER+ para alunas e alunos

O grupo de artes segue a trabalhar