1ª reunião do Coletivo ERER+



Dentro do Plano de Ação (2018) do ERER+, estava a formação do Coletivo ERER+. O grupo irá trabalhar na Unidade Escolar para que as propostas sejam colocadas em prática. CLIQUE AQUI para conhecer algumas das nossas propostas.

Assim, no dia 29 de Março de 2018 aconteceu a 1ª reunião do Coletivo ERER+, na realidade, foram duas reuniões, considerando a grande adesão das alunas e alunos o encontro precisou ser dividido. O que está longe de ser ruim, muito pelo contrário. Desde que começamos a comunicação sobre o ERER+ na UE, todo dia uma nova pessoa se aproxima querendo colaborar de alguma forma.

A reunião da manhã contou com a presença de 23 estudantes e a da tarde com 34 e teve a mediação de Prof. T.. Importante dizer que embora tenha sido uma atividade multisseriada, não houve nenhum tipo de prejuízo, só reforçou o olhar para as diferenças, inclusive etárias. Além disso a vice-diretora, Roxana Carvalho, esteve acompanhando as atividades do dia, o que reforça o envolvimento de toda comunidade escolar.

O encontro teve em sua programação:
- Apresentação do ERER+, reforçando os objetivos do trabalho contra a discriminação e no combate contra as desigualdades;
- Apresentação das pessoas que formam o coletivo. Foi a primeira vez que tivemos a chance de sentarmos juntos e nos conhecermos.
- Dinâmica 1 - Etiqueta: Cada estudante escrevia em uma etiqueta como prefere ser tratada, tratade ou tratado. Reforçando a importância de respeitarmos as diferentes identidades de gênero, dentro e fora da escola. 
- Atividade 1 - Cada estudante recebia uma folha sulfite e contaria ali em palavras como estava a se sentir em relação ao encontro. 
- Dinâmica 2 - Corrida dos Privilégios: Trabalha-se na prática a falácia de que somos todos iguais. O grupo se inicia em uma única fila de mãos dadas. Perguntas são feitas e de acordo com as respostas era possível andar para frente ou para trás. Ao fim, surge a questão: se somos todas, todes e todos iguais, por quê não chegamos ao fim da corrida de mãos dadas? Analisamos quem ficou para trás e quem ficou para frente. A reflexão fica por conta de cada estudante.
- Apresentação do Plano de Ação (2018). Discussões acerca da violência no espaço escolar (e além dele) e foi deixada a questão: de que lado da história eu quero estar?
- Atividade 2 - Cada estudante recebe de volta a folha que escreveu quando chegou. Dessa vez, é preciso dizer como estão saindo do encontro.
- Finalização

Obtivemos 100% de comentários positivos acerca do encontro e do ERER+. Avante!


Fotos: Gabrielly Torres









































Fotos: Lucas Augusto 


































Postagens mais visitadas deste blog

Apresentando o plano de ação do ERER+ para alunas e alunos

O grupo de artes segue a trabalhar

Nós no Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo