Horários e funcionamento do Plantão Psicológico


Na segunda-feira, 16 de Setembro de 2019, inicia-se o serviço gratuito de plantão psicológico para unidade escolar em que estamos, E. E. Dr. Américo Marco Antonio

Caso tenha menos de 18 anos é importante que você retire o termo de autorização com Prof. T. antes de realizar o seu atendimento. 

____________________________

Sobre o plantão psicológico:


O plantão psicológico surgiu em 1969 no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), com uma proposta de serviço de aconselhamentos psicológico (SAP). 

O meio encontrado na época como alternativa para lidar com as filas de espera. (REBOUÇAS e DULTRA, 2010).

A modalidade ganhou força devido à necessidade da população na época e as mudanças politicas e sociais as quais a psicologia foi exposta. O plantão se consolidou com base na proposta de Carl Rogers. Por meio de sua prática, o autor propôs uma mudança de perspectiva, colocando o foco no cliente e não no problema.

Sendo assim, Eisenstein (2005) destaca a adolescência como uma fase marcada pela transição entre a infância e a vida adulta. Nesta perspectiva o individuo vivencia diversas mudanças em seu desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social, que podem gerar conflitos internos, inseguranças, desenvolver padrões de conduta disfuncionais, dentre outras possibilidades.

Durante o período da adolescência a sociedade utiliza estes adolescentes como um “depósito” de expectativas culturais, pré-definindo objetivos pessoais e profissionais que se espera da nova geração de jovens adultos. Portanto, o projeto tem por objetivo ofertar á estes adolescentes o plantão psicológico como um recurso ao qual pode recorrer para lidar e compreender a demanda emocional própria da fase. Ou demais questões que cada um julgue necessário.

As literaturas em geral destaca que o papel do plantão psicológico é ofertar acolhimento emergencial no momento da crise e disponibilizar uma escuta ativa, com foco em utilizar os recursos existentes no individuo para que o mesmo possa compreender e lidar com o problema que está sendo vivenciado. Destacando que o plantão não tem por objetivo solucionar problemas ou questões á longo prazo, sendo uma modalidade que atende a demanda situacional que é apresentada.

Sobre os objetivos 

O objetivo é possibilitar um ambiente que acolha os jovens no momento de seu sofrimento/crise e os auxilie a elaborar suas emoções e compreender a problemática vivenciada. Além de propiciar um espaço, no qual possam buscar ajuda. Para tal, será realizado o plantão psicológico individual, que por sua vez será um instrumento de auxilio á organização dos sentimentos experienciados. Focando em minimizar a ansiedade e encontrar/desenvolver recursos de enfrentamento.

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentando o plano de ação do ERER+ para alunas e alunos

Coletivo ERER+ participa de roda de conversa sobre etnia e raça no CCA

1ª reunião do Coletivo ERER+