PLANO DE AÇÃO - 2018


E. E. Dr. Américo Marco Antonio
ERER+
Educação para as relações étnico-raciais e outros marcadores das diferenças sociais

Projeto e interlocução
Prof. T.

Ano
2018

Plano de ação

O que?
Educação para as relações étnico-raciais e outros marcadores das diferenças sociais

Por que?

Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)

“As pessoas perguntam pra mim: ‘Vem cá, quando você volta a trabalhar?’ É como se eu tivesse sem fazer nada esse tempo todo, né? Mas você cuidar dos filhos, você dedicar um tempo considerável da sua vida pra cuidar dos seus filhos é considerado nada. Cuidar dos seus filhos significa que você tá cuidando de pessoas, que vão ser futuros cidadãos, que o sujeito vai votar, o sujeito vai botar fogo no índio ou não vai botar fogo no índio. Você tá simplesmente trazendo gente… Você tá formando a humanidade, cara! E isso é nada! É absolutamente nada pra sociedade, entendeu?”
O Começo da Vida (Brasil, 2016)

Sabemos que ainda hoje as diferenças sociais desembocam em desigualdades sociais e segregações espaciais, isto é, em violências. É urgente que tenhamos uma educação para construção de um mundo acessível para todos os corpos, todas as subjetividades e todas as pessoas. Um trabalho que precisa se iniciar na base envolvendo toda comunidade escolar: família, estudantes, profissionais da educação, gestão e toda equipe de apoio que faz a escola funcionar. Para isto é preciso repensarmos criticamente a escola, a educação, o nosso papel dentro desse espaço e as relações que se atravessam dentro desse contexto. A escola pública precisa assumir abertamente e firmar compromisso direto contra toda e qualquer forma de discriminação fazendo jus a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis, resoluções e diretrizes nacionais da educação. Dentro da escola não pode mais haver espaço para o racismo, xenofobia, sexismo, machismo, LGBTQfobias, gordofobia, capacitismo e nenhuma forma de discriminação. A escola não pode mais ocupar o lugar da omissão e da indiferença diante dessas violências tantas. Não mais e nunca mais!

Quem?
As pessoas envolvidas com o presente plano de ação:
Profissionais da educação
Gestão
Família
Estudantes
Funcionárias e funcionários

Onde?
O projeto se realizará nas dependências da E. E. Dr. Américo Marco Antonio e, ainda, conta com propostas de visitas guiadas em:
- Museu Afro Brasil;
- Sesc Osasco;
- Casa de Angola de Osasco;
- Museu da Diversidade;
- Memorial da América Latina;
- Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo;

Quando?
O presente plano de ação tem como meta acontecer entre Março e Dezembro de 2018. No mês de Dezembro será concentrado o fechamento e avaliação das ações.

Como?
As metodologias envolvidas com o presente plano de ação:

COMUNICAÇÃO
- Apresentação da ERER e do presente plano de ação para profissionais da educação, equipe gestora e demais funcionárias e funcionários. É de extrema importância que todas as pessoas que fazem parte do cotidiano da escola tenham tal conhecimento. Essa ação ocorrerá em pequenas reuniões coletivas.;
- Apresentação da ERER e do presente plano de ação para todas as alunas, alunos e alunes. Essa ação ocorrerá com rápidas visitas nas classes, onde informações gerais serão passadas. Será deixado um endereço eletrônico onde será possível obter mais informações;
- Apresentação da ERER e do presente plano de ação para as famílias. Essa ação ocorrerá durante a primeira reunião de mães, pais e responsáveis. 
- Palestra: Por uma escola plural, para um mundo melhor para todas as pessoas.
Palestra aberta para toda a comunidade escolar, onde será apresentada com mais detalhes todo o programa da ERER e do presente plano de ação. Reforçando o compromisso da escola na luta contra as desigualdades e múltiplas violências oriundas dos diferentes marcadores sociais. Será possível tecer um diálogo próximo e inclusive através dessa ação convocar pessoas aliadas da causa.

PRÁTICA
- Equipe ERER+:
Montar uma equipe de estudantes voluntários para trabalhar nas ações desenvolvidas pelo presente plano de ação. As tarefas irão desde colaborar com a monitoria de exposições até produção de texto, cartazes e materiais audiovisuais.
- Cine ERER+:
Mensalmente fazer a exibição de um filme escolhido que dialogue com as questões da ERER+, aberto para a comunidade escolar. Em algumas sessões podemos contar com debates e diálogos ao fim do filme. Inicialmente uma única sessão por mês, podendo ser repensado e adaptado de acordo com a procura.

- Mural desconstrução:
Mural temático com atualização mensal. A cada mês será escolhido um tema central, onde o mural irá carregar cartazes e informações gerais. No primeiro mês as informações serão sobre a própria ERER+ e o presente plano de ação.

- Censo Identidades
Produzir na escola, durante o primeiro semestre, uma pesquisa onde serão levantadas informações de como as pessoas se identificam em relação a raça/cor/etnia, gênero e sexualidade. Através desse material poderão ser criadas ações pontuais para atender as especificidades que surjam.

- Material promocional
Em diálogo com o Censo Identidades, serão produzidos materiais audiovisuais – onde teremos as alunas, alunes e alunos como protagonistas – para ilustrar os cartazes, o mural e demais ações que ocorram.
- Materiais paradidáticos e transdisciplinares
Canal de diálogo com as e os profissionais da educação da unidade escolar, buscando facilitar o intercâmbio de materiais para auxiliar nas aulas. Pensando aqui que todas as disciplinas precisarão ser atravessadas pelas questões da ERER+.
- ERER+ na prática docente: avaliação bimestral
Profissionais da educação escreverão um pequeno relatório pontuando como conseguiu atravessar as aulas com as questões da ERER+. Será o momento para se colocar as dificuldades, as resistências e toda informação que colabore com o emprego do projeto. Quanto mais informações forem citadas, melhor serão as reflexões sobre o nosso contexto.
- ERER+: Outras conversas...
Convidar profissionais e pessoas envolvidas com as questões que rondam a ERER+ para visitarem a nossa unidade escolar para uma palestra, mesa redonda ou debate.
- Além do muro das escolas.
As visitas externas que estão dentro desse projeto e, ainda mais pontualmente, levar grupos de estudantes para assistir os trabalhos da Cia. Sansacroma. Sediada no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, a companhia de dança contemporânea dirigida pela Gal Martins, discute em seus trabalhos a negritudes, periferias, sexualidades, gêneros e quais corpos são socialmente validados e invalidados. Em seu trabalho Sociedade dos Improdutivos, por exemplo, investigou-se a questão da loucura e em conjunto fez coro com a luta antimanicomial.
- Fora da caixinha
Uma caixa de sugestões, críticas, elogios e denuncias será disponibilizada para a comunidade escolar. As mensagens poderão ser deixadas com assinatura ou de modo anônimo. As mensagens identificadas deverão conter:
Nome completo, série e e-mail. Assim poderemos responder devidamente as demandas.

Avaliação?
A avaliação será composta por uma análise da aplicabilidade do plano de ação ao longo de 2018. Todas as ações serão registradas com fotos e, quando possível, vídeo. Em conjunto será feita uma consulta pública da comunidade escolar para termos acesso aos erros, acertos e no que podemos melhorar. A intenção é essa, trabalhar para todo dia melhorar um pouco mais. E outro pouco ainda.

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