PLANO DE AÇÃO - 2019
E.
E. Dr. Américo Marco Antonio
ERER+
Educação para as relações étnico-raciais e outros marcadores sociais das diferenças
Educação para as relações étnico-raciais e outros marcadores sociais das diferenças
Projeto
e interlocução
Prof. T.
Prof. T.
Ano
2019
2019
Plano
de ação
O que?
Desenvolveremos ao longo do ano:
1) Manutenção do Coletivo ERER+, com a recepção e acolhimento de novas pessoas;
2) Criação de um canal em nosso blog disponibilizando materiais de apoio para que o corpo docente da UE trabalhe com as questões do ERER+;
3) Construção da I Semana Atravessamentos ERER+;
4) Diálogo ativo para construção de atividades que surjam para atender demandas específicas, reconhecendo o caráter vivo e dinâmico da escola que estamos e do mundo em que vivemos;
Desenvolveremos ao longo do ano:
1) Manutenção do Coletivo ERER+, com a recepção e acolhimento de novas pessoas;
2) Criação de um canal em nosso blog disponibilizando materiais de apoio para que o corpo docente da UE trabalhe com as questões do ERER+;
3) Construção da I Semana Atravessamentos ERER+;
4) Diálogo ativo para construção de atividades que surjam para atender demandas específicas, reconhecendo o caráter vivo e dinâmico da escola que estamos e do mundo em que vivemos;
Por
que?
“Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
“As pessoas perguntam pra mim: ‘Vem cá, quando você volta a trabalhar?’
É como se eu tivesse sem fazer nada esse tempo todo, né? Mas você cuidar dos
filhos, você dedicar um tempo considerável da sua vida pra cuidar dos seus
filhos é considerado nada. Cuidar dos seus filhos significa que você tá
cuidando de pessoas, que vão ser futuros cidadãos, que o sujeito vai votar, o
sujeito vai botar fogo no índio ou não vai botar fogo no índio. Você tá
simplesmente trazendo gente… Você tá formando a humanidade, cara! E isso é
nada! É absolutamente nada pra sociedade, entendeu?”
O Começo da Vida (Brasil, 2016)
O Começo da Vida (Brasil, 2016)
Sabemos que ainda hoje as diferenças sociais desembocam em
desigualdades sociais e segregações espaciais, isto é, em violências. É urgente
que tenhamos uma educação para construção de um mundo acessível para todos os
corpos, todas as subjetividades e todas as pessoas. Um trabalho que precisa se
iniciar na base envolvendo toda comunidade escolar: família, estudantes,
profissionais da educação, gestão e toda equipe de apoio que faz a escola
funcionar. Para isto é preciso repensarmos criticamente a escola, a educação, o
nosso papel dentro desse espaço e as relações que se atravessam dentro desse
contexto. A escola pública precisa assumir abertamente e firmar compromisso
direto contra toda e qualquer forma de discriminação fazendo jus a Declaração Universal dos Direitos Humanos
e as leis, resoluções e diretrizes nacionais da educação. Dentro da escola não
pode mais haver espaço para o racismo, xenofobia, sexismo, machismo,
LGBTQfobias, gordofobia, capacitismo e nenhuma forma de discriminação. A escola
não pode mais ocupar o lugar da omissão e da indiferença diante dessas
violências tantas. Não mais e nunca mais!
Quem?
As pessoas envolvidas com o presente plano de ação:
Profissionais da educação
Gestão
Famílias
Estudantes
Funcionárias e funcionários
Profissionais da educação
Gestão
Famílias
Estudantes
Funcionárias e funcionários
Onde?
O projeto se realizará nas dependências da E. E. Dr.
Américo Marco Antonio e, ainda, conta com propostas de visitas guiadas em
instituições externas.
Quando?
O presente plano de ação tem como meta acontecer entre Março e Dezembro de 2019.
O presente plano de ação tem como meta acontecer entre Março e Dezembro de 2019.
Como?
As metodologias envolvidas com o presente plano de ação:
COMUNICAÇÃO
- Apresentação do ERER+ e do presente plano de ação para
profissionais da educação, equipe gestora e demais funcionárias e funcionários.
É de extrema importância que todas as pessoas que fazem parte do cotidiano da
escola tenham tal conhecimento. Essa ação ocorrerá em pequenas reuniões
coletivas.;
- Apresentação do ERER+ e do presente plano de ação para
todas as alunas, alunos e alunes. Essa ação ocorrerá com rápidas visitas nas
classes, onde informações gerais serão passadas. Será deixado o endereço
eletrônico de nossas redes sociais onde será possível obter mais informações;
- Apresentação do ERER+ e do presente plano de ação para as
famílias. Essa ação ocorrerá durante as reuniões de mães, pais e
responsáveis.
- Palestra: Por uma escola plural, para um mundo melhor
para todas as pessoas.
Palestra aberta para toda a comunidade escolar, onde será
apresentada com mais detalhes todo o programa do ERER+ e do presente plano de
ação. Reforçando o compromisso da escola na luta contra as desigualdades e
múltiplas violências oriundas dos diferentes marcadores sociais. Será possível
tecer um diálogo próximo e inclusive através dessa ação convocar pessoas
aliadas da causa.
PRÁTICA
- Coletivo ERER+:
Criado em 2018 na E. E. Dr. Américo Marco Antonio, faremos
a manutenção para que novas pessoas adentrem ao coletivo. Manutenção para que o
trabalho seja sempre repensado.
- Cine ERER+:
Trimestralmente fazer a exibição de um filme escolhido que
dialogue com as questões do ERER+, aberto para a comunidade escolar. Em algumas
sessões podemos contar com debates e diálogos ao fim do filme. Inicialmente uma
única sessão por mês, podendo ser repensado e adaptado de acordo com a procura.
- Mural desconstrução:
Mural temático. A cada mês será escolhido um tema central,
onde o mural irá carregar cartazes e informações gerais. No primeiro mês as
informações serão sobre o próprio ERER+ e o presente plano de ação.
- Censo Identidades
Produzir na escola, durante o primeiro semestre, uma
pesquisa onde serão levantadas informações de como as pessoas se identificam em
relação a raça/cor/etnia, gênero e sexualidade. Através desse material poderão
ser criadas ações pontuais para atender as especificidades que surjam.
- Material promocional
Em diálogo com o Censo Identidades, serão produzidos
materiais audiovisuais – onde teremos as alunas, alunes e alunos como
protagonistas – para ilustrar os cartazes, o mural e demais ações que ocorram.
- Materiais paradidáticos e transdisciplinares
Canal de diálogo com as e os profissionais da educação da
unidade escolar, buscando facilitar o intercâmbio de materiais para auxiliar
nas aulas. Pensando aqui que todas as disciplinas precisarão ser atravessadas
pelas questões do ERER+.
- I SEMANA ATRAVESSAMENTOS ERER+
Convidar profissionais e pessoas envolvidas com as questões
que rondam o ERER+ para visitarem a nossa unidade escolar para uma palestra,
mesa redonda ou debate. Será aberto para que pessoas do coletivo apresentem
seus trabalhos.
- Além do muro das escolas.
Continuar levando o Coletivo ERER+ para atividades
externas.
- Fora da caixinha
Uma caixa de sugestões, críticas, elogios e denuncias será
disponibilizada para a comunidade escolar. As mensagens poderão ser deixadas
com assinatura ou de modo anônimo. As mensagens identificadas deverão conter:
Nome completo, série e e-mail. Assim poderemos responder
devidamente as demandas.
Avaliação?
A avaliação será composta por uma análise da aplicabilidade
do plano de ação ao longo de 2019. Todas as ações serão registradas com fotos e,
quando possível, vídeo. Em conjunto será feita uma consulta pública da
comunidade escolar para termos acesso aos erros, acertos e no que podemos
melhorar. A intenção é essa, trabalhar para todo dia melhorar um pouco mais. E
outro pouco ainda.