Nós no Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo
"A felicidade só é real quando é compartilhada."
Henry David Thoreau
"Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
Caminhando e cantando
E seguindo a canção"
Geraldo Vandré
Na sexta-feira (26) fomos ao Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB participar do 11º Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo - FCDSP. Aproveitamos a ocasião para conhecer os prédios do centro da cidade como do Teatro Municipal (construído em 1911) e da Prefeitura (construído em 1939). Aproveitamos também para visitar o prédio do próprio CCBB (construído em 1901).
Durante a noite assistimos o artista Leandro de Souza (Brasil) com o trabalho Sismos e Volts. Ao fim da apresentação o Coletivo ERER+, representado por 22 estudantes, subiu ao palco para entrevistar o Leandro. As perguntas circularam entre o racismo e homofobia nas artes, sucateamento da cultura e também sobre a pesquisa do artista com a criação da peça. Um grande momento de diálogo e muitos aprendizados.
Saímos da periferia de Osasco, utilizamos transportes públicos para chegar ao centro de São Paulo e, tudo isso, em horário de pico. Entre sorrisos, selfies, corpos espremidos nos vagões do metrô, cantorias, performances e olhares famintos para devorar as novas paisagens e arquiteturas e experiências, nada poderia frear a nossa massa de gente que seguia a canção. Caminhando e cantando e seguindo a canção!
Na segunda-feira (29) retornaremos ao Festival, dessa vez para assistirmos o trabalho de Nina Santes (França). Deixamos o nosso gigante agradecimento ao FCDSP pelo convite e por ter nos acolhido com tanto carinho e generosidade.
Fotos: Kauan Soares